sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Les Paul morre.

Les Paul (Lester William Polfus), guitarrista e inventor da guitarra elétrica morreu nesta quarta-feira aos 94 anos. De acordo com a empresa Gibson Guitars, Paul morreu devido às complicações de uma pneumonia no White Plains Hospital. Ele estava acompanhado da família e de amigos.

Ele havia sido hospitalizado em fevereiro de 2006 quando descobriu que ganharia dois Grammys por um disco que havia lançado pós aniversário de 90 anos, Les Paul & friends: American made, World played.

Por ter criado a guitarra elétrica de corpo sólido e também o gravador multicanal, uma revolução nos métodos de gravação, Paul contribuiu com o nascimento do rock ‘n’ roll. O gravador permitia que vários instrumentos diferentes fossem gravados na mesma música, além de ajustar o equilíbrio entre as faixas dos canais para finalizar as gravações.

Em 1952 a Gibson Guitar começou a produção da guitarra Les Paul. Ao longo dos anos a série se tornou uma das guitarras mais usadas na indústria musical. Em 2005, a casa de leilões Christie’s vendeu uma Gibson Les Paul de 1955 por US$ 45.600 (mais de R$ 85 mil).

Texto retirado DAQUI

Pois é, mais uma lenda viva se foi. Que Les Paul descançe em paz, e seja lembrado pelo quanto contribuiu para a música.

Videozinho dele em 1997:


E percebam que, nessa época, ele tinha 82 anos! Realmente era uma pessoa bem (para não dizer super) conservada.

RIP

0 comentários: